sábado, 17 de novembro de 2007

Porque o ballet


O movimento compõe a natureza humana na sua essencialidade e, quando bem orientado, é uma ferramenta que só traz benefícios ao corpo. Cada pessoa reúne uma série de características que a direcionam a executar com mais ou menos facilidade os exercícios, que são seqüências de movimentos. A dança é uma manifestação artística que utiliza como linguagem o próprio corpo em toda a sua extensão, como transmissor de sentimentos, movimentos e vivacidade.
O ballet clássico proporciona a conscientização corporal e aprimora as condições pessoais, como a postura, a flexibilidade e o equilíbrio. O trabalho envolve todos os grupos musculares, em execuções harmoniosas, que proporcionam o crescimento consciente e a aceitação do limite corporal. O estudo contínuo do ballet clássico desenvolve o raciocínio físico, a criatividade e a sensibilidade. Para obter resultados positivos com a prática do ballet é imprescindível o ensino qualificado, com professores preparados e experientes.
Entretanto, a principal contribuição que a mais bela modalidade de dança já criada pelo homem tem a oferecer a seus praticantes está na sua formação cultural, no aguçamento de sua sensibilidade, no fortalecimento de sua autoconfiança e no desenvolvimento de capacidades como a disciplina e a concentração.
A dança, a mais antiga e completa das artes, é considerada a primeira manifestação corporal do emocional humano. Esta arte, que também é uma forma de exercício, é rica em estímulos possibilitando desenvolver em seus praticantes seus aspectos: cognitivos, físicos, motores, psicossociais e culturais, promovendo de forma diferenciada e criativa sua formação integral.
Fonte:
http://www.petitballet.com.br/porqueballet.htm;
http://www.morumbi.net/luciannemurta/index.htm

Nenhum comentário: